By continuing to use the site, you agree to the use of cookies. You can find out more by following this link

Advantage NTT, a tecnologia de papel tissue mais flexível do mundo?

Johan Rågård, gerente de Conceitos da Advantage NTT – Unidade de negócios da fábrica de papel tissue da Valmet

A qualidade do produto, a capacidade de produção e a utilização específica de energia são normalmente os fatores mais importantes para os fabricantes de papéis tissue ao selecionar uma máquina. A tecnologia Advantage  NTT  pode fornecer todos esses recursos. Ela oferece flexibilidade única em termos de qualidade de papel tissue, gramatura, produtos finais e volume de produção, assim como economia de fibra e de energia. A tecnologia faz com que seja possível adaptar, de forma rápida, a produção às exigências cambiantes do mercado, estando preparado para o futuro, independentemente das mudanças. Também permite a criação de novos produtos e graus devido ao design da correia.  

As distintas opções para a produção de papel tissue de várias gramaturas, propriedades e características fazem da tecnologia Advantage NTT a ferramenta definitiva para a diferenciação do produto.

NTT tissue production line


Flexibilidade de produção – Desde a produção convencional até a produção de papel tissue texturizado em poucas horas

A máquina NTT pode ser operada em dois modos: liso e texturizado. A chave é a correia NTT. Se funciona com uma correia fina ela fornece um papel tissue liso semelhante ao que pode ser produzido nas máquinas Advantage DCT, mas um pouco mais suave. Uma correia grossa permite a produção de papel tissue texturizado com alta densidade e melhor absorção de água.  E é muito fácil alternar entre os modos de produção. Basta mudar a correia, o que pode ser feito em apenas algumas horas. A máquina NTT tem a capacidade de operar dentro de uma ampla variedade de gramaturas e produzir todos os graus de papel tissue, desde lenços faciais a toalhas.

 

Modo simples – excelente capacidade de produção

A tecnologia Advantage NTT possui um poderoso sistema de desidratação que permite não só a economia de energia, mas também volumes de produção muito elevados. No modo liso, o consumo de energia é igual, ou às vezes menor, ao de uma máquina convencional. Em altas gramaturas, a capacidade de secagem é normalmente o obstáculo para o aumento da produção. Em geral, cada percentagem de aumento de secura de entrada, digamos de 42% para uma máquina convencional a até 50% – algo comum quando se opera a máquina NTT no modo liso –, irá aumentar a capacidade de produção em cerca de 30%. A produção contínua de 180-185 toneladas por dia em uma máquina NTT de 100 polegadas de largura agora é uma realidade. Nenhuma máquina convencional no mundo é capaz de se aproximar desse rendimento.


Modo texturizado – qualidade premium com baixo consumo de energia

Se queremos saber como se aproximar da qualidade TAD, mas com menor consumo de energia, a resposta está na Advantage NTT. Tal como sabemos, a prensagem é, de longe, a maneira mais rentável de remover água – antes de qualquer tipo de secagem térmica. Ao utilizar a prensa NTT em combinação com a correia NTT é possível obter, ao mesmo tempo, uma densidade elevada e uma secura elevada.  O baixo consumo de energia é alcançado através da alta capacidade de secura antes de entrar na seção do capô.  Com a máquina Advantage NTT é possível produzir qualidade de papel tissue próxima ao papel TAD usando menos da metade da energia necessária no processo TAD. Ao considerar o custo operacional, a alta capacidade de secura após a pré-impressão não é a única vantagem. Por exemplo, o requisito de capacidade de vácuo para uma máquina NTT está no mesmo nível que para uma máquina DCT. Comparado com a TAD, o consumo de vácuo é mais de 75% inferior. Isso é devido à desidratação maciça do vácuo antes do primeiro secador, que é necessário para o processo TAD.


Flexibilidade do produto – padrão para qualidade premium

Os níveis comuns de qualidade do papel tissue são: básico, padrão, premium e ultra-premium. Atualmente, as máquinas DCT são capazes de produzir papel tissue liso com níveis de qualidade muito elevados. A qualidade ultra-premium, no entanto, exige que o processo Advantage ThruAir atenda à demanda dos consumidores por alta densidade, absorção e suavidade. O Advantage NTT preenche a lacuna entre o papel tissue liso e o estruturado, ou seja, o papel tissue texturizado com qualidade premium.

 

Ampla variedade de gramaturas

A faixa de gramaturas varia de 12 a 40 gsm, o que é muito grande em comparação com outras máquinas híbridas. Devido à capacidade de produção e, basicamente, nenhuma limitação de secagem, as altas gramaturas são benéficas para o funcionamento. As baixas gramaturas também são naturalmente produzíveis e a até 12 gsm isso foi demonstrado com sucesso.

Alta densidade e suavidade

Os papéis tissues convencionais na Europa são normalmente gravados em relevo para melhorar a densidade e a suavidade. No modo texturizado, a tecnologia NTT é capaz de alcançar um aumento de densidade de cerca de 50-80% em comparação com o papel DCT padrão, dependendo um pouco da gramatura e do design da correia. Ao contrário do processo TAD, a experiência com o NTT demonstra que não é necessária calandragem.


A maioria dos produtos convencionais europeus proporciona suavidade na gama de 85-90 (TSA). Os produtos fabricados pela Advantage DCT com a prensa Advantage ViscoNip podem atingir valores acima de 90. Em comparação, os melhores produtos TAD com baixa resistência à tração têm uma suavidade de 104. Com maior resistência à tração, a suavidade é de 95. Os produtos fabricados com a tecnologia Advantage NTT podem ser encontrados na área entre 90 e 97. A maior suavidade é alcançada para produtos de duas camadas com baixa resistência à tração. Os melhores produtos para banheiro NTT estão realmente perto dos produtos para banheiro US TAD de marcas líderes.

A maior suavidade pode ser explicada por uma maior área de contato em relação ao Yankee. A área de contato dos papéis TAD típicos variam de 20-25%. Isso significa que 75% da folha não é comprimida. Assim como para o modo texturizado NTT, é possível ter uma área de contato de 30-70% em comparação com o modelo padrão de área de contato normalmente de 55-65%. Uma área de contato maior aumenta a suavidade, já que a área da superfície é exposta a mais crepagem.

 

Absorção

Para uma toalha, a absorção de água é a propriedade mais importante. A alta densidade e o volume vazio fornecem uma alta absorção de água. A TAD ainda tem números excepcionais de absorção de água, alcançando 15-16 g/g, de acordo com o método de cesta. No entanto, o papel tissue texturizado produzido com uma correia grossa atinge um nível de 12-13 g/g no produto acabado. Isso pode ser comparado com a DCT, que tem uma absorvência de 7-8 g/g na folha de base e cerca de 10-11 g/g no produto acabado.


Flexibilidade do produto – potencial ilimitado de diferenciação de produtos

O segredo por trás da flexibilidade da tecnologia Advantage NTT é a correia de poliuretano com sua superfície texturizada. Em comparação com outros papéis, a correia NTT oferece a possibilidade de desenvolver o próprio design do padrão da correia, de acordo com as necessidades específicas. Isso significa um potencial quase ilimitado para projetar novos produtos e graus.

As correias padrão estão disponíveis em qualidade fina, média e grossa, em que a correia fina é adequada para papéis tissues lisos com suavidade aprimorada e a correia grossa é ideal para toalhas texturizadas e produtos de alta densidade. Mas, como mencionado antes, o design da correia só é limitado pela imaginação.

A folha de base texturizada não necessita microgravação em relevo na linha de conversão, o que melhora a eficiência de conversão. A gravação em relevo do papel texturizado tem somente a finalidade decorativa e de encadernação. 

 

 

As distintas opções para a produção de papel tissue de várias gramaturas, propriedades e características fazem da Advantage NTT a ferramenta definitiva para a diferenciação do produto.


Alta velocidade e baixo custo operacional

A máquina Advantage NTT pode ser operada em alta velocidade: até 2.000 m/min no modo simples e 1.800 m/min no modo texturizado. O custo operacional é comparável ao da Advantage DCT para o papel tissue texturizado e menor para o papel tissue convencional. O processo funciona bem com fibras virgens e recicladas. 

Papel tissue texturizado com logotipo especial da Valmet, impresso pela correia texturizada

 

Recursos da tecnologia Advantage NTT

  • Capacidade de mudança entre o papel tissue de crepe seco texturizado e convencional
  • Capacidade de produção extremamente elevada no modo liso: 65 ton/dia/m, ou seja, 180 ton/dia para uma máquina de 100 polegadas de largura
  • O papel tissue texturizado tem 50-80% mais densidade e alta suavidade, que pode ser comparado com os produtos TAD premium e com os melhores produtos DCT.
  • A gravação a laser da correia NTT dá grande liberdade para criar padrões específicos aos clientes.
  • A gravação em relevo da NTT texturizada tem somente a finalidade decorativa e de encadernação, o que melhora a eficiência de conversão e reduz o custo de investimento para a conversão de linhas
  • Economia de fibra de 10-30% em produtos acabados para papel tissues texturizados
  • No modo texturizado, a secura após a transferência Yankee é de 42-46%, o que fornece um baixo consumo de energia
  • No modo convencional, a secura após a transferência Yankee é de 46-50%, o que fornece um consumo de energia significativamente menor
  • A máquina NTT é fácil de operar e tem uma alta eficiência e capacidade de produção elevada